segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mudanças de fase e calor latente.

Quando um corpo absorve calor sua temperatura se eleva, se ele cede calor sua temperatura dimunui. Calor é energia em trânsito, e está diretamente relacionado ao grau de agitação das moléculas das substâncias que compõem o corpo. Dependendo da quantidade de calor absorvido ou cedido, é possivel que o grau de agitação das moléculas do corpo se altere de tal maneira, que forme nele um novo arranjo molecular.











- As mudanças de estado de uma substancia recebem nomes especiais:





1º lei - As mudanças de estado de uma substância pura ocorrem a temperaturas bem determinadas, de maneira que a cada substância pura corresponda uma temperatura especifica. Dessa forma, assim como o calor especifico, a temperatura de mudança de fase é uma característica da substância.

2º lei - Durante as mudanças de fase, a temperatura de substância pura permanece constante. O calor absorvido pela substância nessa etapa é utilizado não mais para aumentar a agitação de suas moléculas, mas para rearranjá-las, aumentando sua energia potencial.

3º lei - Para realizar uma mudança de estado é necessário que cada substância absorva (ou ceda) uma quantidade determinada de calor, correspondente a essa mudança de estado.

O calor latente de uma mudança de estado fisico é a quantidade de calor que cada unidade de massa da substância deve receber ou ceder a fim de efetuar a transição de um estado a outro, a temperatura constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário